sexta-feira, 13 de julho de 2012

PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO LUÍS-MA

SÃO LUÍS

Os principais pontos turísticos abertos a visitação da cidade de São Luís são:

§  Teatro Artur Azevedo: Segundo teatro mais antigo do Brasil, foi fundado com o nome de Teatro da União por dois comerciantes portugueses em 1817. No projeto original, o teatro se estenderia até o Largo do Carmo, mas acabou reduzido por um veto da Igreja. Baseado no chamado teatro de plateia italiano, em formato ferradura, apenas em 1922 ganhou o nome atual. Funcionou como cinema entre 1940 e 1966 e, abandonado, acabou em ruínas.  Em 1989, quando apenas a fachada original ainda resistia, foi demolido e reconstruído de acordo como o projeto original. Atualmente tem capacidade para 750 espectadores, distribuídos por quatro andares. Os espetáculos são gravados por um circuito profissional de vídeo instalado no teatro e retransmitidos pela TV Senado.  (Rua do Sol, s/n – Centro São Luís)

 §  Palácio dos Leões: Aqui foi erguida pelos franceses uma fortificação em homenagem ao rei Luis XIII em 1612. A estrutura do atual prédio foi construída no final do século XVIII e passou por inúmeras reformas, até assumir o estilo neoclássico. Hoje é a sede do Governo do Estado. Av. Beira Mar - Praça Pedro II , S/N CEP 65010-904 SÃO LUIS – MA Telefone: (98) 2108-9277 | (98) 3232-9789  | (98) 2108-9000 | Fax (98) 2108-9274 HORÁRIO DE VISITAÇÃO Quartas as sextas-feiras - 14h às 17h Sábados e domingos - 15h às 17h30



§  Museu de Artes Visuais: Seu acervo é composto por azulejos coloniais, murais, fotografias e obras de artistas maranhenses. Um de seus destaques é a coleção de gravuras do escritor Arthur Azevedo.

 
Rua Portugal, 273 - Centro  São Luís - MA, 65010-480
(0xx)98 3218-9938



§  Museu Histórico e Artístico do Maranhão: Funcionando no Solar Gomes de Souza, o museu foi inaugurado em 1973 e se destaca pela reconstituição da decoração típica dos sobrados do século XIX com móveis, objetos e obras. Rua do Sol, 302 – Centro. Taxa de visitação: R$ 2,50 reais  Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 9:00 às 15:30.




·         Igreja da Sé Nossa Senhora da Vitória: Erguida por ordem do terceiro capitão-mor Diogo Machado da Costa em 1629, quando a cidade passava por um surto de varíola. É uma homenagem à protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba (vitória sobre os franceses). Foi reconstruída várias vezes até 1922, quando assumiu o aspecto neoclássico. No interior destaca-se o altar-mor talhado em ouro. Pça. D. Pedro II (Centro Histórico),(98) 3222-7380.


 §  Convento das Mercês - Fundação da Memória Republicana: Construído em 1654 e inaugurado pelo padre Antônio Vieira, aqui funcionava a sede do antigo Convento da Ordem dos Mercedários. Hoje é a Fundação da Memória Republicana (Fundação José Sarney), que reúne obras únicas da história do país, relíquias do tempo de presidência do maranhense José Sarney, presentes oferecidos por outros presidentes, além de um museu que conta sua trajetória de vida. Rua da Palma, 502. Telefone (98) 3221-5557. Segunda de 14 h às 18h. Terça e sexta de 8h às 12h. Sábado das 14h às 18h.

 §  Fonte das Pedras: Serviu de base para a tropa de Jerônimo de Albuquerque durante a expulsão dos fundadores franceses em 1615. É cercada de árvores e bancos. Rua Antonio Rayol – 363


§  Museu de Arte Sacra: Anexo ao Museu Histórico, funciona no Solar do Barão de Grajaú. Seu acervo, que pertence em parte à Arquidiocese de São Luís, é composto por peças dos século XVIII e século XIX nos estilos mareiristarococóbarroco e neoclássico. Rua 13 de Maio, 500 – Centro Contato: 98.3218-9920 Horário: de terça a domingo das 9:00 às 18:00h. Entrada Franca.


§  Cafua das Mercês (Museu do Negro): Pequeno sobrado onde funcionava o mercado de escravos que chegavam a São Luís, hoje abriga um museu de referência da cultura negra, com peças de arte de origem africana e instrumentos musicais. Rua Jacinto Maia – 54. Terça a sexta, 9h às 18h.

§  Palácio de La Ravardière: Construído originalmente em 1689 como Casa da Câmara, é a atual sede da prefeitura municipal. No largo do palácio há um busto de Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière, fundador da cidade. Avenida D. Pedro II.

§  Fonte do Riberão: Construída em 1796 para abastecer a cidade, tem o pátio revestido com pedras de cantaria. Suas janelas gradeadas dão acesso às galerias subterrâneas (antigas redes de esgoto) que passam pelo centro histórico.

§  Parque Estadual do Bacanga: Formado por uma área de 3.075 hectares, um dos principais objetivos de sua construção foi preservar o pedaço da floresta Amazônica existente no local.

§  Cais da Sagração (Rampa Campos Melo): Até o início da construção do Porto do Itaqui na década de 1960, foi o principal porto da cidade de São Luís. Foi construído no início da década de 1860 em alvenaria e no projeto original, iria até o Convento das Mercês, mas por falta de recursos, foi limitado a onde hoje fica o cais da Praia Grande. O cais se estende até próximo à Praça Maria Aragão.



§  Laguna da Jansen: Lago ou laguna mais famosa da cidade, destaca-se pela infra-estrutura adaptada à prática de esportes e pela noite agitada e animada, contendo uma grande quantidade de bares e restaurantes para todos os tipos e gostos.


§  Vida noturna: A cidade tem uma das noites mais variadas do Brasil, possuindo diversidade de gosto e estilos musicais, assim como toda uma infra estrutura de bares, boites, restaurantes e casas de shows, que agradam as mais diversas classes; outro ponto forte são as lanchonetes e hamburguerias que renderem à cidade o título de Capital das Hamburguerias de Luxo, são redes Americanas, Brasileiras e Europeias que a cada dia que passa vão se instalando na Ilha.

§  Shopping Centers: Os principais shopping centers de São Luís são o São Luís ShoppingRio Anil e Shopping da Ilha. Outros centros comerciais importantes são o ColonialJaracatiMonumental e Tropical.

EXPERIÊNCIA DE UMA TURISTA: http://www.imagensviagens.com/br5_saoluis.htm


Nenhum comentário: