sexta-feira, 8 de junho de 2012

SALVADOR - BA - EREL - MARÇO DE 2005


Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o gregoSoterópolis, ou seja, "cidade do Salvador"
Salvador possui famosas praias, como as de Itapuãdos Artistas e do Porto da Barra. As praias da cidade atraem tanto habitantes locais como turistas, principalmente devido à temperatura agradável da água. Algumas praias possuiam restaurantes típicos na própria areia (barracas de praia), - demolidas com base no Artigo 225 da Constituição- onde se preparavam frutos do mar e bebidas diversas. Além disto, é comum encontrar tabuleiros de baianas, onde é possível provar um Acarajé

Estava aqui tentando lembrar as emoções que vivi nessa cidade, bom... lá vai algumas que consegui...
Conheci Salvador- Ba em 2005 quando fui a um ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS, mas conhecido como EREL. Foi uma viagem de mais ou menos 30 horas daqui de São Luís a Salvador. Eu era tímida nesse tempo (sério) e viajei com poucos conhecidos, na verdade só com 3 pessoas da minha sala: Michele, Kátia Pereira e Kátia Oliveira. Lá, ficamos alojados na UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR - UCSAL. Era época da Semana Santa e os nativos tem costume de colocar panos brancos cobrindo as imagens, pois dizem que nessa época os santos ficam de luto.

Ahhh, ia esquecendo de falar das culturais do evento. O MARANHÃO como sempre inovando e fazendo a diversão. A galera subiu no palco e cantou: "Levanta a tromba, abaixa a tromba... esse meu jegue é de arromba" srs Muito divertido.

Bom, no mais, é isso. Minha primeira viagem como gente grande, de maior e interestadual. Foi boa, mas outras foram melhores. Aguardem as novas postagens e as outras loucuras!rs

Entre os pontos turísticos que conheci estão:
  • Elevador Lacerda: um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade, liga a Cidade Baixa à Cidade Alta- (Fiquei admirada com o valor que se paga pra subir ou descer: 0,10. Em 2005 era esse valor).
  • Pelourinho -  corresponde a uma coluna de pedra localizada normalmente ao centro de um praça, onde eram expostos e castigados criminosos.
  • Farol da Barra: localiza-se na antiga ponta do Padrão, no litoral da capital baiana.(Não pude entrar porque no tempo estava em reforma);
  • Farol de Itapuã: construído no século XIX, fica encravado entre pedras, na praia de Itapuã.(Uma jornada de ônibus e uma pernada até chegar nesse farol, o bom é que dá pra ir parando pra tomar um chopp e banho de mar);
Observem que a foto tirada tá cachorra, né? Pois é, nesse tempo eu não tinha câmera digital, era no filme mesmo de 12, 24 ou 36 poses kkkkkkkkkkkkkkkk Acredite!!

Ahh, Salvador, ainda te quero muito! Eu voltarei.

Beijos e queijos,

Caroline Ferreira



Nenhum comentário: