quinta-feira, 14 de junho de 2012

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MA - ABRIL DE 2006


São José de Ribamar é o terceiro município mais populoso do Maranhão e está localizando dentro da ilha de Upaon-açu junto a outros municípios como: São Luís (capital), Raposa e Paço do Lumiar.
O nome do município é uma homenagem ao padroeiro do Maranhão e lá se encontra um dos santuários (mais importante do Norte-Nordeste.

Eu conheci São José de Ribamar pela primeira vez quando era pequenina com meu pais, não lembro a data exata, só sei que íamos muito pra lá passar às tardes de domingo, além de quase todos anos irmos ao Lava Prato que é um carnaval fora de época que sempre acontece um fim de semana após o mesmo. Em setembro acontece o festejo ao Santo e nós íamos muito e participávamos da Romaria que começa no retorno da Forquilha até a igreja de São José, ou seja, 19 km de caminhada. Hoje em dia, não costumo ir mais nem ao lava prato e nem ao festejo. Esse era um programa que costumava fazer em família.


Sim, voltando a 2006. Nesse ano teve o ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS -EREL aqui em São Luís, e vieram alunos de vários estados e eu participava do apoio do evento. Então, levei meu amigos baianos e potiguares para conhecer a cidade. Eles gostaram muito! 
Saudades demais das minhas baianas: Gracy e Dulce (à minha esquerda)  e do meus potiguares: Adeline, Victor e André (à minha direta)! Valeu muito a pena conhecer vocês!  Essa foto acima foi tirada em frente a Igreja de São José.

Ah, a cidade de São José de Ribamar tem um evento muito interessante: Festival Geia de Literatura, que acontece geralmente em agosto, são 3 dias de evento onde professores e estudantes, além de vários outros segmentos da sociedade ribamarense e municípios adjacentes tem a oportunidade de conviver de perto com figuras ilustres da literatura maranhense e participar de uma vasta programação educativa e cultural. 



São José de Ribamar tem uma história interessante, vale a pena compartilhar com vocês.

"Primitivamente uma aldeia indígena. Seu nome atual decorre da seguinte lenda: um navio que vinha de Lisboa para São Luís desviou-se de sua rota e em plena Baía de São José esteve ameaçado de naufrágio por grandes tempestades e vagalhões. Os tripulantes invocaram a proteção de São José, prometendo erguer-lhe uma capela na povoação ao longe avistada. Tal foi a contrição das súplicas, que imediatamente o mar acalmou-se. E todos chegaram a terra são e salvos. Para cumprir a promessa, trouxeram de Lisboa uma imagem de São José, entronizando-a na modesta igrejinha então erguida, de frente para o mar. Mas devotos residentes na antiga Anindiba dos indígenas, atual Paço do Lumiar, entenderam que a imagem deveria ser levada para a ermida daquela povoação. Sem que ninguém percebesse, realizaram seu intento. No dia seguinte, porém, viram que a imagem ali não mais se encontrava, pois voltara, misteriosamente, à capela de origem. Repetiram a transferência e colocaram pessoas a vigiar o santo, para que ele não voltasse a Ribamar.
São José, entretanto, transformando seu cajado em luzeiro, desceu da Igreja de Anindiba e, protegido por anjos e santos, regressou a Ribamar. E o caminho por onde ia passando o celeste cortejo, encheu-se de suaves rastros de luz. Somente assim compreenderam os moradores de Anindiba que o santo desejava permanecer em sua capela, de frente para o mar.
Tempos depois, quando da construção de uma nova igreja, resolveram fazê-la de frente para a entrada da cidade - intento não alcançado porque as paredes da igreja várias vezes ruíram, até que os fiéis compreenderam que ela deveria permanecer voltada para o mar".


Quando vierem conhecer a Capital do Maranhão, não deixem de conhecer São José de Ribamar e comprar sua fitinhas e fazer seus três pedidos dos quais tens direito.


Beijos e queijos

Nenhum comentário: